quarta-feira, 16 de abril de 2014

REGULAMENTO DO 37º CAMPEONATO ESTADUAL DE ORNITOLOGIA 2014 - 2ª ETAPA











37º Campeonato Estadual de Ornitologia 2014        
2ª Etapa



Regulamento

A Associação Riomafrense de Canaricultura e Ornitologia - ARCO, promoverá o 37º Campeonato Estadual de Ornitologia Etapa 2014, com o apoio e supervisão da Federação Ornitológica   Catarinense   FOC,   de   acordo   com   as   prescrições   e   informações estabelecidas neste regulamento, que tem por objetivo orientar as entidades, criadores e demais participantes do evento.
A principal finalidade do certame é a escolha dos melhores exemplares da crião catarinense, em cada segmento ornitológico de Etapa, os quais são:
- Canários de Cor e
- Canários de Porte.

Artigo 1 – Local e Cronograma

A realização do evento se nas dependências do CENTRO DE EXPOSIÇÕES JOSÉ VALDEMAR RUTHES, sito à BR 116, KM 04 na cidade de Mafra, estado de Santa Catarina, nos dias 16 a 21 de junho de 2014, com a seguinte programação:

             Dia 20/05/2014 ( Terça-feira)- Data de inicio das inscrições.
Dia 06/06/2014 (Sexta- feira) – Data limite para inscrição das aves.
Dia 16/06/2014 (Segunda-feira) – Entrega das aves a partir das 08h00min. Dia 17/06/2014 (Terça-feira) – Entrega das aves a partir das 08h00min. Dia 18/06/2014 (Quarta-feira) - Julgamentos com início às 08h00min.
Dia 19/06/2014 (Quinta-feira) – Julgamentos com início às 08h00min.
Dia 20/06/2014 (Sexta Feira) – Abertura ao público a partir das 08h00min. Dia 21/06/2014 (Sábado) Jantar de premiação, início às 20h00min.
Dia 22/06/2014 (Domingo) – Retirada das aves a partir da 07h00min.

Artigo 2 – Inscrões




Obs. Até 25/05/2014 informar previsão de inscrições, cor e porte, separadamente, dado importante para providenciar espaço físico e gaiolas.
A realização das inscrões será a o dia 09 de junho de 2014, necessariamente
através do portal www.fob.net.br conforme segue:
2.1 - O custo da inscrição de cada ave é de R$ 6,00 (seis reais), sendo a forma de pagamento, através de cheque nominal a ARCO, ou depósito em conta corrente (Banco:  SICOOB 3035 Agência:756, conta 91688-9 e enviado a cópia do comprovante de pagamento, através do e- mail criadouro_rank@yahoo.com.br e até da data de encerramento das inscrições.
2.1.1 - Os clubes participantes deverão apresentar cópia do comprovante de pagamento da anuidade da FOC, no momento da entrega das aves.
2.2 - Cabe aos clubes participantes, a responsabilidade das inscrições de seus sócios, assim como o pagamento das mesmas.
2.3 - Cada inscrição seguirá regulamentos e normas da FOB / OBJO.
2.4 As aves inscritas ficarão a disposição da FOC e Clube Promotor para eventuais verificações e conferências dos anéis. A exatidão dos dados nos anéis das aves inscritas (numeração, diâmetro, siglas, ano) é de responsabilidade do clube que faz as inscrições, assim como sua correspondência com a ata de julgamento do clube.
2.5 - O criador poderá inscrever aves, por mais de um clube, mas os pontos não serão somados para efeito de resultado geral dos criadores.
2.6 Os anéis deverão ser específicos dos respectivos segmentos, ou seja, cor e porte, segundo FOB/OBJO do ano de 2012, isto é, do ano anterior à realização do Campeonato.
2.7 - Em caso da não participação de qualquer clube filiado a FOC, qualquer sócio do referido clube poderá inscrever suas aves, obedecendo aos mesmos critérios de clubes.
Pagrafo Único é obrigatória apresentação de GTA (Guia de Transito Animal) emitida por médico veterinário oficial, e de laudo de inspeção saniria do criadouro emitido por médico veterinário, por motivo de o estado de Santa Catarina aderir a Instrução Normativa nr. 17 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Todos os pássaros serão acompanhados por veterinários da CIDASC, ou responsável cnico (RT) e teo GTA de retorno emitidas por este órgão.

Artigo 3 – Entrega das Aves / Retirada

A ordenação das gaiolas deverá seguir o critério por clube e cor, o clube organizador deverá necessariamente ter as gaiolas adequadamente preparadas, limpas, etiquetadas e colocadas nos seus devidos lugares 24 horas antes da chegada das aves.
3.1 - De acordo com a relação das inscrões, aves serão colocadas nas respectivas gaiolas devidamente preparadas e identificadas, exclusivamente pelo criador ou representante do clube filiado, sob supervisão e apoio de pessoas devidamente credenciadas pelo clube promotor.
§ - A colocação do lacre nas gaiolas, após o julgamento das aves, ficará sob a responsabilidade de cada criador participante, sendo de sua inteira responsabilidade a adoção ou não do referido lacre.


§ 2° – A ARCO fornecerá a quantidade de lacres necessária aos criadores
3.2 - A retirada de eventuais aves inscritas e não destinadas a venda, somente poderão ser retiradas, nos seguintes casos:
3.2.1 – Ao apresentar sintoma de doenças;
3.2.2  -  Antes  do  encerramento  mediante  pagamento  no  mesmo  valor  da inscrão.
3.2.3 No encerramento do evento, sob supervisão do clube promotor obedecendo a critério de distância.
3.3 Segurança: A ARCO  não se responsabiliza por roubo, extravio, doença ou morte, das aves expostas, mas tudo fa para evitar que tais fatos ocorram.

Artigo 4 – Julgamento

4.1 - Cabe ao clube promotor estabelecer uma equipe própria, e bem treinada para a função do transporte das gaiolas a a mesa de julgamento, assim como o retorno das mesmas para as estantes. Esta equipe deverá estar devidamente identificada, através de coletes, ou camisetas. E deverão ser duas pessoas por juiz, no mínimo.
4.2  -  Os  criadores,  e  demais  participantes  do  evento  deverão,  ficar  a  uma distância conveniente, definida pelo promotor, para não atrapalhar a concentração e as atividades dos juizes, quando do julgamento. Assim como evitar qualquer trânsito, e ruídos.
4.3 - A pontuação obedecerá aos preceitos estabelecidos pela FOB/OBJO, os quais fazem parte do programa no FOB. NET.
4.5 - Para os pássaros classificados seo afixadas as colocações em suas gaiolas.
4.6 - Os juízes que atuarão no evento são:
Canários de Cor: Paulo Vilela de Carvalho Filho e Odair Rodrigues.
Canários de Porte: João Batista da Rocha e José Roberto do Vale

Artigo 5 – Penalidades

O descumprimento do presente regulamento, por individuo ou entidade, estará sujeito a sanções, e penalidades de acordo com normas, e procedimentos, da FOC e FOB / OBJO.
5.1 – Conferências de anéis
Os anéis de todas as aves inscritas estao sujeitos à conferência pelos organizadores, a saber: a FOC e ARCO, clube promotor.

Artigo 6 – Premiação

Os critérios de premiação para todos os segmentos teo como base, padrões instituídos  pela  FOB/OBJO,  mas  prevalecendo  as  características  locais,  quando descritos neste documento.
6.1- Para efeito da premiação e classificação para séries, eficiência de criadores e classificação geral de clubes, será utilizada o seguinte critério:

- 1º na série – Troféu
- 2º na série - Medalha


- Eficiência Individual 1º lugar Troféu
- Eficiência Clube 1º lugar – Troféu
- Classificação por clube 1º a 5º lugar no segmento Cor – Troféus
- Classificação por clube 1º a 5º lugar no segmento Porte – Troféus

Pagrafo único: A premiação para campeão e vice de série/raça será concedida apenas se o criador houver inscrito um mínimo de 5 pássaros na cor, ou inscrito pássaros em
50% das cores da ra de porte.

6.2 A premiação descrita se a mínima a ser oferecida pelo clube promotor, no entanto o clube terá liberdade para estender as premiões aos demais colocados, por exemplo, com medalhas ou rosetas. É sugerido que as aves camps recebam uma roseta, ou medalha.

SEÇÃO 1 – CANÁRIO DE COR


Artigo 7 Nos concursos de canários de cor poderão participar no ximo 2 (dois) exemplares na categoria individual e 1 (hum) quarteto por clube filiado, por cor.
7.1 Poderão ser inscritos os exemplares e 2º lugares classificados no concurso  individual.  E  o   lugar  no  quarteto,  classificado  no  respectivo  clube, constantes na ata de julgamento assinada pelo clube e pelo(s) juiz (es) no final do julgamento.
7.2 A pontuação mínima exigida para que o e o lugares do clube filiado possam  ser  inscritos  no  Campeonato  Estadual  é  de  87  (oitenta  e  sete)  pontos  no concurso individual e de 350 (trezentos e cinqüenta) pontos no concurso de quartetos. A pontuação deve constar na ata de julgamento, e ficará sujeita a confirmação pelas planilhas de julgamento.
7.3 Na ata de julgamento devem figurar apenas as aves classificadas para concorrer ao Campeonato Estadual.
7.4 – Não have quantidade xima de canários de cor inscritos por criador.
7.5 Não haverá Classificação geral para criador campeão por pontos no segmento, apenas campeões e vices nas séries.

Artigo 8 Os canários de cor serão classificados individualmente ou em quartetos até o 5º lugar em cada cor.

Artigo 9 - Para efeito da premiação e classificação para séries, eficncia de criadores e classificão geral de clubes, serão utilizados os mesmos critérios de pontuação da FOB/OBJO, constados em tabela no Anuário Oficial – 2013.
9.1 Serão somados os pontos obtidos por cada criador nos dois tipos de concurso, individual e de quartetos.
9.2 Para poder participar do critério criador individual eficiência, cada criador deve ter no mínimo 20 aves inscritas, sendo que o quarteto  equivale a uma ave inscrita.
9.3 Para poder participar do critério clube eficiência, cada clube deve ter no mínimo 50 aves inscritas, sendo que o quarteto equivale a uma ave inscrita.



Seção 2 CANÁRIOS DE PORTE


Artigo 10 Nos concursos de canários de porte, poderão participar o e 2º pássaros classificados nos concursos individuais e o lugar de quarteto para cada raça, conforme a nomenclatura FOB/OBJO em vigor, por clube filiado, devendo constar na ata de julgamento assinada pelo responsável do clube e pelo juiz que efetuou o julgamento.

10.1– A pontuação mínima exigida para que os pássaros possam ser inscritos no Campeonato Estadual é de 87 (oitenta e sete) pontos no concurso individual e de 350 (trezentos e cinqüenta) pontos no concurso de quartetos. A pontuação deveconstar na ata de julgamento, e ficará sujeita a confirmação pelas planilhas de julgamento.

10.2 Na ata de julgamento devem figurar apenas os pássaros classificados para concurso do Campeonato Estadual.

10.3 – Não have limite máximo de canários de porte por criador.

10.4 Não haveclassificação geral para criador campeão por pontos no segmento, somente campo e vice na série.

Artigo 11 Os canários de porte serão classificados individualmente ou em quartetos até o 5º lugar em cada classe.

Artigo 12 - Para efeito da premiação e classificação para séries, eficiência de criadores e classificão geral de clubes, serão utilizados os mesmos critérios de pontuação da FOB/OBJO, constados em tabela no Anuário Oficial – 2013.

12.1 Serão somados os pontos obtidos por cada criador nos dois tipos de concurso, individual e de quartetos.

12.2   Para  poder  participar  do  critério:  criador  individual  eficncia,  cada criador deverá ter no mínimo 20 aves inscritas, sendo que o quarteto equivale a uma ave inscrita.

12.3 Para poder participar do critério clube eficiência, cada clube deverá ter no mínimo 50 aves inscritas, sendo que o quarteto equivale a uma ave inscrita.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 13 - Por cada ave comercializada durante o Campeonato Estadual, a
ARCO cobrará uma taxa de R$ 6,00 (Seis reais) para retirada.

Artigo  14   A ARCO  disponibilizará  stands  para  comercialização  de pássaros, para associações e cios, no valor R$ 200,00 (duzentos reais) para cada


conjunto de 50 aves ou fração, e os interessados deverão fazer a reserva e pagamento dos mesmos até 25/05/2014, impreterivelmente. A forma de pagamento poderá ser através de cheque nominal a Arco, ou depósito  em conta  corrente  (Banco 3035 SICOOB Agência: 756, conta91688-9) e enviado a cópia do comprovante de pagamento, através do fax (47), ou e-mail criadouro_rank@yahoo.com.br   

§ - Após esta data, o clube promotor irá comercializar os stands para qualquer segmento interessado em participar do evento.

Artigo 15 Toda e qualquer reclamação, durante o campeonato, deverá ser reportada, educada e cordialmente, a um membro da comissão organizadora, o qual repassará para os demais membros do comi e, quando aplivel, será dada resposta ao reclamante e tomadas às decisões cabíveis.

Pagrafo Único Não serão acatados questionamentos ou reclamões feitas de forma grosseira ou mal educada, podendo o reclamante ter seus pássaros desclassificados e punidos conforme o presente regulamento e normas da FOC.

Artigo 16 Todos os participantes deverão tomar cncia do referido regulamento e zelar pelo seu cumprimento.

Artigo 17 - Todos os troféus necessariamente deverão apresentar a logomarca da
FOC – Federação Ornitogica Catarinense, além da logomarca do clube promotor.

Artigo 18 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do evento e representante da FOC Federação Ornitológica Catarinense.

Comissão Organizadora:


Presidente: Nelson Renato Rank
Membros: Alvaro Pereira Da Cunha Filho



Dúvidas: com a Comissão Organizadora.

Telefones de Contato:

Nelson Renato Rank             Egon Theurer                           


(47) 3645-1485   9627-7057               (47) 9986-2007         

Nenhum comentário:

Postar um comentário